Sobre a Fábrica

Conheça um pouco da nossa História

A Manuel Carlos da Silva Pereira & Filhos, mais conhecida por Padaria Pastelaria Pereira, em Abrantes, nasceu da audácia e coragem de Manuel Pereira. Atualmente, trinta anos depois, conta já com a colaboração de dois dos seus filhos, nomeadamente, Rui Pereira e Tiago Pereira e integra o grupo das quinhentas maiores empresas do distrito de Santarém, mantendo os valores que a regem desde a fundação

Decorria o ano de 1962 quando, a 02 de julho, na aldeia de Milreu, Vila de Rei, nasceu no seio de uma família pacata – mas com veia para o negócio – o mais novo de quatro irmãos. Manuel Carlos da Silva Pereira, o caçula da família, desde cedo mostrou a sua firmeza e ousadia e, com apenas 10 anos, saiu de casa dos seus pais para trabalhar na padaria do seu cunhado António Dias e da sua irmã Elisa Pereira. Manuel Pereira trabalhou durante alguns anos nesse mesmo local, onde percorria as ruas e ruelas das aldeias vizinhas, de bicicleta, onde distribuía o pão que ele mesmo havia feito umas horas antes.

Mais tarde, já com 18 anos, passou a fazê-lo sozinho, já por sua conta e risco.

Neste processo de conhecimento, aprendizagem e crescimento, passou por fases boas e outras menos boas. Negócios que correram bem, outros nem tanto.

Mas a verdadeira “aventura”, começou a 13 de outubro de 1993, numa pequena fábrica na localidade de Vale das Mós. Foi aí que amassou e cozeu os primeiros quilos de farinha, desta, que viria a ser umas das empresas de referência da região.

Alguns anos mais tarde, e devido ao crescimento que estava a ter, mudou-se para a aldeia de Ortiga – para uma padaria maior – o que lhe permitiu expandir ainda mais o negócio.

Em 2005, e já com os seus filhos Rui e Tiago adquiriram um lote de terreno na Zona Industrial de Abrantes, e aí nasceram as atuais instalações da Padaria Pastelaria Pereira.

Atualmente têm cerca de 100 colaboradores, cozem cerca de 6 toneladas de farinha por dia, e contam com 32 carrinhas de entregas/vendas porta-a-porta, com as quais levam os seus produtos de padaria e pastelaria a inúmeras localidades dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa e Leiria.

A notoriedade e o crescimento que alcançaram ao longo dos anos só foram possíveis graças ao conjunto de convicções e valores que os regem, nomeadamente:

  • Garantir a Satisfação dos Consumidores, assegurando a melhoria contínua dos seus produtos, de forma a satisfazer as necessidades e preferências dos seus clientes, diferenciando-se pelos altos níveis de qualidade e constante inovação;
  • Assegurar a Segurança e qualidade Alimentar dos Produtos, promovendo e garantindo a produção de alimentos seguros através das boas práticas de higiene alimentar, de acordo com o sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point, avaliando e controlando constantemente os perigos que podem existir. A alta qualidade das matérias-primas utilizadas, confere-lhes uma imagem de exigência e qualidade.
  • Permitir que os seus colaboradores se envolvam no crescimento da organização, estimulando a progressão individual, a formação contínua, e demonstrando os benefícios e vantagens do trabalho em equipa.
  • Promover um excelente relacionamento comercial com os seus parceiros, garantindo o seu compromisso em assegurar todos os acordos a que se propõem.
  • Priorizar as receitas tradicionais, os ingredientes frescos e naturais, e a dedicação da sua equipa a cada produto produzido, pois só assim se consegue a distinção e a confiança dos clientes.

Apesar das dificuldades dos últimos anos e dos atuais condicionamentos, resultantes dos aumentos de preços e da escassez das matérias primas com as quais trabalham, a Padaria Pastelaria Pereira não baixa os braços e mantém firme a sua posição, mostrando todos os dias que o slogan “A arte de bem fazer”, lhes assenta na perfeição, continuando a elevar a fasquia diária, na qualidade das centenas de produtos que produz e distribui diariamente.